Portugal Virtual
Turismo - Monsanto
 | English

Portugal

  > 

Turismo

  > 

Centro

  > 

Alojamento

  | 
Monsanto
História de Monsanto
  | 
Percurso Urbano
  | 
Alojamento em Monsanto
  | 
Informação Uteis
Monsanto Mapa

Distancias
Idanha-a-Velha - 12 km
Castelo Branco - 42 km
Guarda - 42 km
Porto - 176 km
Lisboa - 258 km
Salamanca - 158 km
Madrid - 366 km
Badajoz - 74 km

Monsanto dista cerca de 25 Km de Idanha-a-Nova, sede do concelho. O acesso a esta localidade faz-se pela Estrada Nacional 239 e pela Estrada Municipal 567.

Monsanto, escolhida em 1938 como "aldeia mais portuguesa de Portugal". Merece o título: empoleirada numa encosta granítica, as casas surgem apertadas entre enormes penedos, com minúsculos quintais e hortas separados por muros de pedra e ladeiras talhadas na rocha viva e que se fundem com ela. O castelo começou por ser um castro lusitano, depois restaurado pelos romanos, e sofreu uma longa história de combates e cercos. Tudo na aldeia foi cuidadosamente preservado, e na pousada local o visitante pode apreciar pratos da região, como sopa de favas e coentros e arroz de coelho.

História de Monsanto
Monsanto

Trata-se de um local muito antigo, com registo de presença humana desde o Paleolítico. A falta de trabalho aprofundado de carácter científico no campo da arqueologia faz com que certos períodos da pré e proto-história do lugar permaneçam envoltos numa certa obscuridade. De qualquer forma, vestígios arqueológicos dão conta de um castro lusitano e de villae e termas romanas no denominado campo de S. Lourenço, no sopé do monte.

Terra conquistada aos Mouros por D. Afonso Henriques, em 1165, foi doada à Ordem dos Templários que lhe edificaram o castelo, sob as ordens de D. Gualdim Pais. Em 1174 Monsanto recebeu foral do mesmo monarca, o qual foi confirmado por D. Sancho I, em 1190, que, ao mesmo tempo, a mandou repovoar e reedificar a fortaleza desmantelada nas lutas contra Leão; mais tarde, em 1217, D. Afonso II confirmou novamente o primeiro foral. A Ordem do Templo mandou reedificar a fortaleza e as muralhas em 1293. Com D. Dinis obteve, em 1308, Carta de Feira na ermida de S. Pedro de Vir-a-Corça.

O rei D.Manuel I outorgou-lhe novo foral e deu-lhe a categoria de vila no ano de 1510. Em 1758 Monsanto era sede de concelho, privilégio que manteve até 1853. Daqui decorre a designação de "vila" ainda hoje atribuída pelos monsantinos à sede da freguesia. Em meados do séc. XVII D. Luis de Haro, ministro de Filipe IV, tentou o cerco a Monsanto, sem sucesso. Mais tarde, no inicio do século XVIII,o Duque de Berwick põe também cerco a Monsanto. O exército português, comandado pelo Marquês de Minas, derrotou o invasor nos contrafortes da escarpada elevação.

Já no século XIX, o imponente castelo medieval de Monsanto foi parcialmente destruido pela explosão acidental do paiol de munições, numa noite de Natal, restando actualmente apenas duas torres, a do Peão e a de Menagem, para além das belíssimas ruínas da Capela de S.Miguel (séc. XII).

Monsanto
Monsanto
Percurso Urbano

(Clique no Mapa para Aumentar)

Antes ainda de entrar na aldeia de Monsanto, poderá observar a magnífica paisagem que se desfruta do baluarte, que hoje se utiliza como estacionamento.
Poucos metros adiante, encontra-se a Igreja Matriz 7. Provavelmente construída no século XV, teve reforma no século XVIII, mas mantém na fachada elementos mais antigos, como o portal românico. No seu interior podem ainda admirar-se imagens e altares muito bonitos, em especial o Altar-mor com um magnífico trabalho em talha dourada.

Siga até ao Largo do Pelourinho, pela Rua da Capela onde se situa a Antiga Adega 8 e um pouco mais à frente a Pousada de Monsanto 9. Também denominado de Largo da Misericórdia, o largo onde se encontra o Pelourinho 13 e a Antiga Capela do Socorro 12 é como que fechado pela Igreja da Misericórdia 15. Com características essencialmente românicas, esta igreja sofreu algumas remodelações.

Suba até à Torre do Relógio ou de Lucano 16. No cimo está a Réplica do Galo de prata, símbolo da atribuição do título de Aldeia Mais Portuguesa de Portugal a Monsanto. Aproveite para se sentar nos bancos que dão para uma vista espectacular sobre a planície de Idanha. Volte à Igreja da Misericórdia e, seguindo pelas suas traseiras desça a Rua do Relógio até à Capela 18 e à Porta de Santo António 17. De regresso à Porta de Santo António, pode ver perto do Cemitério, a Capela de Santo António 18 , do século XVI, com uma abóbada gótica na capela-mór.

Monsanto Igreja Matriz

Suba à direita pela Rua de Santo António e na Rua da Barreira Quebrada, siga a direcção dos alpendres e de um Passo da Via Sacra. Suba até à Fonte do Ferreiro onde um pequeno azulejo afirma que “A água desta nascente matou a sede a obscuros heróis”. Em frente à casa número 13 suba à direita para o Castelo. Pelo caminho encontrará uma Gruta 22 e, junto do Forno Comunitário 21, um miradouro natural da campina e do casario de Monsanto que se estende pela encosta. Para ver ainda existe a "Casa de Uma Só Telha" com uma particularidade: a cobertura é uma rocha granítica. Devido às características da região era frequente fazer-se este tipo de aproveitamento. Suba a Rua do Castelo. A antiga fortificação de Monsanto apresentava duas portas: a Porta da Traição 29 e a Principal. Esta última situada junto à Casa do Guarda 23 tinha acesso em "L" e arcos de volta perfeita. O castelo apresenta, tal como toda a povoação, adaptações às irregularidades do piso.

Monsanto Sepulturas Escavadas na Rocha

No interior do recinto amuralhado do Castelo, encontra-se a "Cisterna" 26, no centro de um polígono delimitado pela Torre de Menagem 24, pela Casa dos Governadores 27 e pela Igreja de Santa Maria do Castelo 25. Esta é resultado de uma reconstrução de um anterior edifício religioso da Ordem dos Templários. Em Maio é palco da Festa de Santa Cruz, em memória de um cerco a que a povoação resistiu.
Consta que a população fez rolar encosta abaixo uma vitela recheada de trigo, enganando o invasor que levantou o cerco por pensar que existiriam víveres em abundância. Fora do recinto amuralhado encontra-se a Capela de São João 30, da qual resta apenas um arco junto à muralha, e a Capela de São Miguel 33. Construção do século XII/ XIII, de características românicas, tem em redor das ruínas algumas sepulturas escavadas na rocha 34. No século XVI o templo encontrava-se no meio do casario. Fora das muralhas existem os vestígios da Torre do Pião , ponto de vigia do período medieval (século XII).
Volte a descer a Rua de Santa Maria do Castelo. Na esquina onde se situa a casa 14 onde Fernando Namora exerceu medicina, siga a esquerda até ao Miradouro e desça na direcção da Torre do Lucano 16.

Monsanto Castelo

Antes de aqui chegar, vire pela ruela à direita que desemboca no Largo do Pelourinho, onde deverá subir para a Rua do Castelo. Vire à esquerda para a Rua Marquês da Graciosa onde funciona a Junta de Freguesia.
Situado na rua com o mesmo nome, o Solar 11 do século XVIII, que pertenceu à família de Giraldes de Andrade, Alcaide-Mor de Monsanto, é actualmente o local do Posto de Turismo. O Solar da Família Pinheiro 10 é do século XVIII. Situado na Rua do Marquês da Graciosa tem na fachada uma fonte, o Chafariz do Mono 10]. Desça pelas traseiras da Pousada de Monsanto até ao amplo Largo do Cruzeiro 05. Aqui, perto do cruzeiro que da nome ao Largo encontra se o Chafariz da Fonte Nova 6. Daí, descendo a Rua Fernando Namora encontrará à esquerda uma casa de habitação 4 que tem a particularidade de ter sido habitada por este médico-escritor famoso e situar se próximo do Chafariz do Meio 3.

Um pouco mais à frente está a Capela do Espírito Santo 2. Com características renascentistas e mandada construir no século XVI, a capela apresenta uma pequena torre sineira e está adossada a uma das portas da vila: o Arco de São Sebastião ou do Espírito Santo 1, que se encontra junto de uma guarita abandonada.

Monsanto Clock Tower
Monsanto Entrance Gate
Alojamento em Monsanto
Casa Leão Aluguer

Casa do Leão (Aluguer)
A casa situa-se dentro das muralhas de Monsanto. Esta casa brasonada é exclusiva, e luxuosamente decorada e mobilada com antiguidades do Séc. XVIII, e Séc. XIX. Possui sala de estar c/ salamandra, Quarto D. Maria com cama original do Séc. XVIII, casa de banho estilo antigo, sala de jantar/quarto e cozinha completamente equipada. Máx. ocupação 2/3 pessoas.

Casa da Gruta (Aluguer)
Esta casa é a mais típica e romântica de Monsanto, situada dentro de uma gruta. Possui quarto c/ casa de banho (Estúdio), decorada com mobiliário original do Séc. XVII. Máx. ocupação 2 pessoas.

Informação Úteis

Restaurantes

  • Café Monsantino: Rua do Castelo, 4. Tel: 277 314 493
  • Restaurante Pousada de Monsanto: Monsanto. Tel: 277 314 471/2
  • Restaurante Petiscos e Granitos: Rua do Castelo, 15. Tel: 964 200 974
  • Restaurante O Jovem: Tel: 277 314 590
  • Adega O Cruzeiro: Tel: 277 314 528

Feiras e Festas

  • Mercado - 3º Sábado de cada mês
  • Festa de Nossa Senhora do Castelo ou das Cruzes - 3 de Maio ou no Domingo seguinte
  • Festa em Honra de São Sebastião - 1.º Fim de semana de Setembro
  • Festa em Honra de Nossa Senhora da Azenha - 2.º Fim de semana de Setembro
Monsanto
Monsanto

Serviços

  • Turismo: Rua Marquês da Graciosa. Tel: 277 314 642. Aberto: 10h00 - 13h00 / 14h00 - 18h00
  • Junta de Freguesia: Monsanto. Tel: 277 314 439
  • Farmácia: Rua da Capela, 4. Tel: 277 314 189
  • Centro de Saúde: Laugar da Misericordia. Tel: 277 314 183
  • CTT: Largo do Cruzeiro, 1A. Tel: 277 314 156. Aberto: 09h00 - 12h00
  • Telefones Pública: Rua do Castelo, 1. Tel: 277 314 213
  • Supermercado: Largo da Misericordia, 3A. Tel: 277 314 213

Artesanato

  • Rua do Castelo, 6. Tel: 277 314 151
  • Rua da Capela, 8. Tel: 277 314 102
  • Rua Marquês da Graciosa, 11. Tel: 277 314 183
  • Rua do Castelo, 25. Tel: 962 789 740
  • Rua Marquês da Graciosa, 12. Tel: 967 987 720
Monsanto Capela São Miguel
Monsanto
História de Monsanto
  | 
Percurso Urbano
  | 
Alojamento
  | 
Informação Uteis
 | English

Portugal

  > 

Turismo

  > 

Centro

  > 

Alojamento

  | 
Monsanto