Portugal Virtual

Turismo
Porto e Norte

Portugal > Turismo > Porto e Norte

|

As tradições mais nobres estão alojadas na beleza natural da região mais antiga de Portugal .
Alojamento | Circuitos Turísticos | Golfe | Locais de interesse |
Gastronomia regional | Festas | Artesanato | RESERVAS ONLINE
No litoral norte do país, está situada esta região com uma densa vegetação e uma profunda riqueza histórica. Foi aqui que o primeiro rei de Portugal, Dom Afonso Henriques, nasceu no início do século XII, estendendo, então, o reino para sul, naquilo que foi considerado como um dos grandes feitos heróicos da reconquista cristã.
A herança de um passado distante vê-se por todo o lado. Aloje-se num dos excelentes solares e mansões com brasões e desfrute da tradição aristocrata de hospitalidade. Além da sua arte irrepreensível, também poderá desfrutar de uma vasta gastronomia, de leves e acídulos vinhos (vinhos verdes), de bons vinhos e de uma grande variedade de artesanato que mistura o brilho da filigrana com a cor dos bordados da região.
Santuário do Bom Jesus , Braga

A auto estrada mais longa do país (a A1, de Lisboa ao Porto) tem ligação a Braga (A3), no coração da Costa Verde. Se seguir ao longo da costa pela estrada que liga Vila do Conde a Valença, terá oportunidade de ver lindas praias, estâncias à beira mar e vilas encantadoras como Caminha e Vila Nova da Cerveira. Uma vez lá, vale a pena visitar o Parque Nacional da Peneda - Gerês. Ao longo de toda a região, os rios, as quedas de água, as vinhas e os terrenos férteis contrastam com os monumentos ancestrais dos centros urbanos.

O Porto, a capital da região norte do país, com o seu aeroporto internacional, oferece os encantos de uma cidade à beira rio, visto que está esplendidamente bem situada na foz do rio Douro, de onde os barcos partem para navegar ao longo deste lindo rio.
A cidade à beira rio de Viana do Castelo, a cidade eclesiástica de Braga e a cidade medieval de Guimarães são outros exemplos de uma feliz aliança entre a herança popular e a elegância cosmopolita.




Na zona mais a norte e interior do país, servida por estradas modernas, o solo da região é a pedra: o granito dos templos e das herdades, as montanhas rochosas e a força de um povo que tem mantido as suas danças e cantares (com uma forte influência celta), as suas festas e procissões que combinam a herança pagã com os rituais cristãos de à séculos atrás.
Castelo de Penedono



LOCAIS DE INTERESSE

Amarante - Atravessada pelo rio Tâmega e rodeada de serras, esta bonita cidade exibe com orgulho as suas casas do século XVII, cujas varandas de madeira colorida enfeitam as ruas estreitas, os restaurantes com terraços debruçados sobre o rio ou a bela ponte de São Gonçalo, que conduz ao monumental mosteiro do século XVI com o nome do mesmo santo.

Barcelos - Cidade medieval rodeada por muralhas com um calabouço. Merecedores de uma visita são o Museu da Cerâmica, o Museu Arqueológico do Palácio dos Duques, a igreja da paróquia (Romano - Gótica), as igrejas do Terço, das Cruzes e o Convento Beneditino. Passeios: pelo antigo bairro Judeu ou pelas ruas com as suas casas medievais e solares de origem Barroca; passeios de barco: pelo rio Cávado. Alojamento: Hotel Bagoeira****
Boticas - onde cenários bucólicos deixam transparecer um modo de vida rural caracterizado pela força de antigos usos e costumes preservados até hoje. É o caso do "vinho dos mortos", bebida que deve esta original designação a um pedaço de história: em 1809, a população local decidiu enterrar o seu vinho para não cair nas mãos dos invasores franceses. Quando o exército de Napoleão se retirou, descobriram que o vinho sabia melhor; passou a ser conhecido como "vinho dos mortos" e o costume de enterrar as garrafas por um ou dois anos ainda se mantém.

Braga - Bracara Augusta, como os romanos a baptizaram, foi fundada pelos Celtas em 300 a.C. e foi um centro administrativo romano em 27 a.C.. Braga combina muito bem a importância religiosa com a prosperidade comercial e industrial dos dias de hoje. Para visitar: a Catedral (séculos XII - XVIII), o Museu do Tesouro e de Arte Sagrada; o Museu do Palácio dos Biscainhos; e o Museu Dom Diogo de Sousa. Também merecedoras de uma visita são as igrejas da Misericórdia (Renascimento), do Pópulo (séculos XVII - XVIII) e da Nossa Senhora Branca (século XVIII). Nos arredores, a 5 km do centro da cidade, está situado o Santuário do Bom Jesus do Monte, com a sua imponente escadaria de estilo Barroco; o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro; o antigo Mosteiro de Tibães, datando do período dos Suevos e reconstruído no século XI e a Igreja de São Frutuoso de Montélios (templo visigodo do século VII).

Bragança - Cidade majestosa, com um castelo e com muralhas medievais, entre as quais está situada a Domus Municipalis, um exemplo único da arquitectura românica. Deve-se fazer uma menção especial à Catedral (século XVI), à Igreja de Santa Maria, à Capela da Casa da Misericórdia, ao Convento e Igreja de Santa Clara (século XVI), ao Convento e Igreja de São Bento (séculos XVII e XVIII) e ao Museu Abade de Baçal. No Museu dos Caminhos de Ferro, estão expostas locomotivas e carruagens do século XIX.
Alojamento: Pousada São Bartolomeu

Cabeceiras de Basto - possui vários magníficos solares, datando dos séculos XVII, XVIII e XIX, e a que é considerada a estátua mais representiva da região, O Basto. Feita de granito e representando o corpo de um guerreiro, presume-se que foi construída antes da vinda dos romanos; porém, após as invasões napoleónicas, foi-lhe acrescentada, por brincadeira, a cabeça de um soldado francês. Todavia, a principal atracção de Cabeceiras de Basto é o antigo e esplendido Mosteiro de Refojos, com uma cúpula que se eleva a 33 metros de altura e estátuas dos Apóstolos e do arcanjo Miguel.

Caminha - A antiga vila fortificada de Caminha debruça-se sobre o rio Minho e é rica em património histórico e arquitectónico. A vila é atraente, com as suas casas senhoriais e muralhas defensivas que parecem sussurrar contos e lendas, a Igreja Matriz em estilo gótico e a simpática praça central com os seus cafés e esplanadas, a Torre do Relógio (século XV), o chafariz renascentista e o Solar dos Pitas, exibindo sete esplêndidas janelas manuelinas no piso superior.

Chaves - Atravessando o rio Tâmega, a ponte romana é uma das imagens mais características da cidade. O castelo do século XIV alberga o Museu Arqueológico e de Epigrafia. Os fortes de São Francisco e de São Neutel (século XVIII), a Igreja da paróquia (de origem românica) e a Igreja da Misericórdia (Barroco) merecem uma visita. Repare nas janelas originais das casas da Rua Direita

Freixo de Espada a Cinta - É obrigatório visitar a Igreja Matriz, de estilo Manuelino e com um elaborado portal do século XVI que conduz o visitante a um interior deveras rico, o qual faz lembrar uma versão em ponto pequeno do Mosteiro dos Jerónimos, em Belém. Os painéis do retábulo são atribuídos ao brilhante artista Grão Vasco (1475-1540) e incluem uma belíssima "Anunciação". O pelourinho, também de estilo Manuelino, é um dos mais interessantes e bem conservados do país, e é também digna de interesse a Igreja da Misericórdia, com o seu nicho gótico sobre a porta principal.

Guimarães - O local de nascimento de Portugal, com um castelo e muralhas medievais, alberga um centro histórico magnificamente bem preservado. Nos claustros da Igreja da Nossa Senhora da Oliveira está situado o Museu Alberto Sampaio; no claustro do Convento de São Domingos está situado o Museu Martins Sarmento; e no antigo Convento Dominicano está situado o Museu de Arte Sagrada. Também merecedores de uma menção especial: o palácio medieval dos Duques de Bragança (século XV), a Igreja de São Miguel (Romanesca), a Igreja de Santos Passos (Barroco) e o Mosteiro da Santa Marinha da Costa (a pousada).
Alojamento: Pousada Nossa Senhora da Oliveira
Pousada Santa Marinha


Lamego - Do coração de um jardim verdejante, surge o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, com as suas magnificentes escadas de estilo Barroco (686 degraus). Monumentos medievais: o castelo, a torre fortaleza (séculos XII - XIII) e a Igreja da Almacave. As igrejas renascentistas das Chagas e de Santa Cruz e o Museu Regional valem a pena uma visita. Em Balsemão, a capela de origem Sueco - Bizantina do século VII.

Melgaço - A pequena e tranquila vila de Melgaço cresceu em redor de uma fortaleza mandada construir por D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal (1139-85).
O castelo, agora monumento nacional, tem uma imponente torre de menagem e domina o labirinto de velhas ruas e travessas que se entrecruzam no interior das muralhas.

Mesão Frio - merece ser visitada para admirar o velho pelourinho, a bela igreja matriz de São Nicolau (reconstruída em 1877, o tecto mantém os seus magníficos painéis do século XVI, cada um exibindo o retrato de um santo), ou os claustros do antigo Convento de São Francisco, do século XVIII, que agora abrigam os Paços do Concelho e o Posto de Turismo.


Mirandela -vale a pena visitar a Igreja Matriz setecentista e os Paços do Concelho, igualmente do século XVII, e que foram antes o Palácio dos Távoras (esta antiga e importante família foi acusada de tentativa de regicídio em 1759, e todos os traços da sua permanência aqui foram eliminados). O Santuário de Nossa Senhora do Amparo proporciona uma bela panorâmica dos arredores.

Mogadouro -é possível admirar o pelourinho, a Igreja Matriz seiscentista (com uma torre do século XVII e a interessante decoração em talha dourada dos altares, do século XVIII), algumas casas brasonadas (embora não muito bem conservadas) e o Convento de São Francisco, dos séculos XVI e XVII e com pinturas dignas de registo.

Murça -Vale a pena admirar o magnífico pelourinho em frente dos Paços do Concelho, que era antigamente um convento de monjas beneditinas e que se situa perto da Igreja Matriz, construída entre 1707 e 1734. A fachada da Igreja da Misericórdia é igualmente digna de interesse.

Ponte de Barca - O Jardim dos Poetas contém alguns dos principais monumentos e é um local ideal, juntamente com os parques à beira rio, para piqueniques e passeios, pela sua atmosfera tranquila e encanto bucólico

Ponte de Lima - Uma pequena e linda vila com uma ponte Romana e com torres medievais, conhecida pela grande concentração de solares antigos.


Porto - A cidade mais importante do Norte emprestou o seu nome ao famoso vinho e a Portugal. Deve passear pelos seus bairros típicos (especialmente pela zona ribeirinha) e pela sua animada baixa. Para visitar: o Palácio da Bolsa, a Catedral Romano-Gótica, a Igreja da Cedofeita (Romanesca), a Torre e Igreja dos Clérigos (o ex-libris do Porto); a Igreja de São Francisco, de origem Romanesca com as suas gravuras douradas e a Igreja do Carmo com as suas fachadas em azulejo.
Museus: Soares dos Reis, Casa de Serralves, Casa Museu de Guerra Junqueiro. Não deve deixar de visitar as adegas de Vila Nova de Gaia e de provar, gratuitamente, o famoso Vinho do Porto. Circuitos Turísticos
Alojamento: Hotel Beta Porto ****, Tiara Park Atlantic Porto*****, Pestana Porto****, Pousada do Freixo - Porto ***** , Hotel Casa Branca ****


Santo Tirso - cresceu em redor do antigo mosteiro de São Bento, fundado pelos monges beneditinos no século VIII, mais tarde reconstruído e depois submetido a profundas alterações no século XVII. O mosteiro é agora uma escola agrícola e também abriga o pequeno Museu Abade Pedrosa, com achados arqueológicos da região, como machados de pedra e peças de cerâmica.

Torre de Montecorvo -A vila orgulha-se das suas ruas de traçado medieval e, sobretudo, da magnífica Igreja Matriz, do século XVI, com o seu retábulo setecentista que exibe cenas da vida de Cristo. Do castelo, ficaram restos da muralha e o curioso Arco da Senhora dos Remédios.



Viana do Castelo - Espalhada pela margem norte do estuário do rio Lima (onde pode passear em barcos típicos), esta cidade é famosa pelo seu artesanato e pelo colorido vestuário regional. Merecedores de uma menção especial: a igreja da paróquia, os antigos Paços do Conselho (ambos de origem gótica), a Casa da Misericórdia (Renascimento, com um tesouro de arte sagrada), a medieval Casa dos Arcos, o Convento de Santa Ana (século XVI) e o Museu Regional. Na zona alta está situado o Santuário de Santa Luzia de onde se tem uma vista fantástica da cidade, do rio e do oceano.
Alojamento: Pousada Monte de Sta Luzia

Vila do Conde - Antigo estaleiro medieval. Locais de interesse arquitectónico: a igreja da paróquia (Manuelina), o Convento de Santa Clara (século XVIII), a Igreja da Misericórdia (Renascimento), o Aqueduto e a Fortaleza de São João, O Baptista. Esta cidade é também conhecida pela sua renda

Vila Praia de Âncora - No coração do lindo jardim que é o Minho, um local perfeito entre o mar, o campo, os rios e as montanhas.

A região tem muitos vestígios megalíticos, castelos e fortalezas.
Alojamento: Hotel Meira ***


Vila Nova de Cerveira - Aninhada entre muralhas, Vila Nova de Cerveira foi criada em 1320 pelo rei D. Dinis, monarca que também dá o nome à magnífica pousada instalada na fortaleza do século XVI. Vale a pena visitar a Igreja Matriz e a capela da Misericórdia.
Alojamento: Pousada Dom Diniz
Vila Pouca de Aguiar - an ancient town, it exhibits several fine houses and manors, such as the Casa do Cimo da Rua (literally, "House of the Top of the Street"). At the foot of the Padrela mountain, inserted in the green landscape, the small and graceful Sanctuary of Our Lady of the Conception offers a superb panorama of the town and of the fertile plains of the Aguiar valley.

Vila Real - Uma cidade com uma grande diversidade arquitectural relacionada com a religião: a Catedral e a Capela de São Brás (Gótico); as igrejas de São Pedro e da Misericórdia (século XVI), São Dinis e Capela Nova (Barroco) e a Igreja dos Clérigos. Também vale a pena visitar o famoso Palácio Mateus, uma obra de arte do Barroco, onde se realizam, actualmente, os acontecimentos culturais.


Vimioso - Nesta região remota e agreste, Vimioso foi um ponto de defesa fronteiriça nos primórdios da nação. Na vila, quase nada resta do castelo, mas vale a pena admirar a fachada típica da Igreja Matriz (concluída em 1570), com duas torres e um tecto magnífico no interior, o Pelourinho e as casas brasonadas.

Outros Locais de InteresseAlijo (Pousada), Arcos de Valdevez, Cinfães, Carrazedo, Espinho (casino), Esposende, Ermesinde, Fafe, Marco de Canaveses, Marão (Pousada), Meda, Miranda do Douro, Moimenta da Beira, Paços de Ferreira, Penafiel, Peneda-Gerês National Park (Pousada), Penedono, Santa Maria de Bouro, Tarouca, Tbuaça, Valença do Minho (Pousada), Vieira do Minho, Vila Nova de Gaia, Vila Nova de Foz Côa, Vila Verde

GASTRONOMIA REGIONAL

Na região da Costa Verde, podemos encontrar todos os deliciosos pratos do norte, como o caldo verde, o bacalhau, os rojões,o pato com arroz, entre outros pratos regionais.Em Viana do Castelo, o arroz com bacalhau e o polvo à Margarida da Praça. Em Caminha, o eiroz cozido e o sargo. Em Paredes de Couro, o bacalhau à Miquelina; em Monção, o cabrito assado, o sável e a lampreia; em Melgaço, os presuntos; no Porto, a famosa tripa.

Em relação às sobremesas, podemos saborear ricos e variados doces confeccionados, tradicionalmente, pelas freiras - "São Gonçalo" e "papos de anjo", o "doce de travessa", o "arroz doce" e a "aletria", as "rabanadas", os "sonhos" e os "mexidos", o delicioso "pão de ló" e os doces à base de gema de ovo e de massa de amêndoa. Quantos a bebidas, os vinhos do Porto e os vinhos Verdes são o máximo.

FESTAS

Festas da Semana Santa - Braga
Festas de São João - Porto, Junho
Peregrinação de São Torcato - Guimarães, Julho
Festas da Senhora da Agonia - Viana do Castelo, Agosto
Festas da Senhora do Amparo e Feira de São Tiago - Mirandela, Julho, Agosto

ARTESANATO

Bordados, linho, têxteis e tapeçaria
Joalharia e filigrana
Cerâmica e olaria popular
Trabalhos em madeira, couro, cobre, estanho, ferro forjado e vime

ALOJAMENTO - DESTAQUES

Os seguintes alojamentos têm uma home page:
Hotel Meridien Porto ***** - Porto
Tiara Park Atlantic Porto***** - Porto
Hotel Beta Porto **** - Porto
Pestana Porto**** - Porto
Pousada Porto ***** - Porto
Hotel Casa Branca **** - Vila nova de Gaia Porto
Hotel Bagoeira**** Barcelos
Hotel Meira *** - Vila Praia de Âncora
Pousada Barão de Forrester - Alijo
Pousada de Dom Diniz - Vila Nova de Cerveira
Pousada do Monte de Santa Luzia - Viana do Castelo
Pousada Nossa Senhora da Oliveira - Guimarães
Pousada Santa Marinha - Guimarães
Pousada São Bartolomeu- Bragança
Pousada São Bento - Peneda-Gerês National Park
Pousada São Gonçalo - Marão
Pousada São Teotónio - Valença do Minho
Aluguer

Alojamento | Circuitos Turísticos | Golfe
Locais de interesse | Gastronomia regional | Festas | Artesanato

Portugal > Turismo > Porto e Norte

|

Portugal Virtual

Porto e Norte
Turismo