Portugal Virtual


Gastronomia regional

Portugal > Gastronomia > Gastronomia Regional

|

O Delicioso Portugal de A a Z 

COSTA VERDE (Páginas de Turismo)

Na região da Costa Verde, podemos encontrar todos os deliciosos pratos do norte, como o caldo verde, o bacalhau, os rojões, o pato com arroz, entre outros pratos regionais. Em Viana do Castelo, o arroz com bacalhau e o polvo à Margarida da Praça. Em Caminha, o eiroz cozido e o sargo. Em Paredes de Coura, o bacalhau à Miquelina; em Monção, o cabrito assado, o sável e a lampreia; em Melgaço, os presuntos; no Porto, a famosa tripa.

Em relação às sobremesas, podemos saborear ricos e variados doces confeccionados, tradicionalmente, pelas freiras - "São Gonçalo" e "papos de anjo", o "doce de travessa", o "arroz doce" e a "aletria", as "rabanadas", os "sonhos"
e os "mexidos", o delicioso "pão de ló" (o de Ovar é especialmente reputado) e os doces à base de gema de ovo e de massa de amêndoa. Quantos a bebidas, os vinhos do Porto e os vinhos Verdes são o máximo.

COSTA DE PRATA (Páginas de Turismo)

Os peixes frescos e os crustáceos fazem parte de todos os pratos regionais, como a popular "caldeirada" mas, poderá também desfrutar das sardinhas e dos mariscos de Peniche, das amêijoas e dos berbigões da Lagoa de Óbidos e da "caldeirada" de enguias de Aveiro. Poderá, também, provar os deliciosos pratos de carne, como as espetadas de porco grelhadas da Bairrada, a "chanfana"
de cabrito de Coimbra e a típica galinha guisada de Alcobaça.

A pastelaria regional também goza de uma muito merecida reputação. Existe o "pão de ló"
de Alfeizerão e de Ovar, as "arrufadas" de Coimbra e de Aveiro, os deliciosos pastéis de Tentugal ou as famosas "cavacas" e "trouxas de ovos" das Caldas da Rainha. Não esquecendo de mencionar os "ovos moles" e o pão de "S. Bernardo" de Aveiro, o doce de amêndoa de Arouca, as "brisas", uma tarte de Aljubarrota, os deliciosos "pastéis de feijão" de Torres Vedras e os frutos secos e cozidos de Alcobaça.

Quanto a vinhos, poderá escolher entre os vários licores, a famosa "ginjinha"
de Alcobaça, os vinhos da Bairrada, os vinhos do Buçaco e os vinhos de Cantanhede, Óbidos, Rio Maior e Torres Vedras.

MONTANHAS (Páginas de Turismo)
Aqui encontrará uma cozinha rica e deliciosa. Como se pode ver pelas "alheiras" de Bragança, particularmente populares no Inverno e a "feijoada à transmontana" de Vila Real ou pela muito famosa "bola de carne" de Lamego. Não deixe de provar os excelentes presuntos e perdizes do Pinhel e as enguias e trutas do Sabugal. O cabrito cozido no forno com arroz sobre o molho da carne e as "morcelas" são muito típicos das zonas baixas da região das montanhas, assim como os "maranhos" são típicos da zona da Sertã.

Deve provar também os famosos queijos de ovelha da Serra da Estrela e as "tortas"
da Beira Alta. E não se esqueça de colocar no topo da lista, os vinhos mais populares da região, como os do Porto na província do Alto Douro, ou os do Dão das zonas a sul do rio Douro

Bola de Carne
Bola de Carne


Maranhos

COSTA DE LISBOA (Páginas de Turismo)

Esta região é um oásis de peixes onde pode encontrar peixes e berbigões frescos em todo o lado; os mexilhões da Ericeira e do Cabo da Roca; os salmonetes, as amêijoas e as ostras de Setúbal; o peixe espada de Sesimbra e os crustáceos de Cascais.

Outras especialidades típicas desta zona são os queijos de cabra e de ovelha do Sobral de Monte Agraço e de Azeitão, os folhados da Malveira e o "pão de ló" de Loures, os saborosos doces de noz e ovos de Cascais, os "zimbros"
de Sesimbra, as "queijadas" de Sintra; os vinhos de Colares, Bucelas, Setúbal, Carcavelos e o vinho "moscatel" de Setúbal.

Na cidade de Lisboa, pode provar todas as especialidades da cozinha portuguesa. Lá, encontrará pratos típicos do país como as sardinhas assadas, as amêijoas "à Bulhão Pato", sopas da peixe "à fragateira"
... e deliciosos e variados pratos à base de bacalhau. Além de todas as sobremesas que poderá encontrar, não se esqueça de provar os pastéis de Belém.

PLANICIES (Páginas de Turismo)

Nesta região, a comida é também muito variada e saborosa. Pode escolher entre as enguias guisadas, a sopa de sável ou a lampreia do Tejo, os chouriços de Castelo de Vide, de Nisa, de Arronches ou de Arraiolos, ou o cabrito guisado, a lebre com feijões vermelhose o coelho frito em azeite do Alentejo. Prove os deliciosos pães da região, que pode comer com os queijos de ovelha de Serpa, de Nisa e de Évora ou com o queijo de cabra do Alandroal. Nesta região encontrará também, uma pastelaria muito variada, como as "celestes"
de Santarém, a "palha" de Abrantes, os bolos "imperiais" de Almeirim, os de Évora confeccionados à base de ovos e de massa de amêndoa e os doces dos conventos de Portalegre e de Beja.

Não esquecer a fruta: os melões de Almeirim e de Alpiarça são muito famosos. Prove também os vinhos do Cartaxo, de Almeirim, de
Borba, de Reguengos e da Vidigueira.

ALGARVE (Páginas de Turismo)
Além de uma cozinha internacional de grande qualidade que provém da expansão da indústria turística, esta região também tem para oferecer muitos e deliciosos pratos regionais - sopas de mariscos, caracóis com oregãos, carnes de porco e amêijoas na cataplana, polvo seco assado no forno (Lagos) e lulas grelhadas. Uma referência especial aos pastéis de figo, aos pastéis de ovos e amêndoas, em forma de pequenos animais e frutas, aos famosos "D. Rodrigo" e "morgado" de Lagos, aos folhados de Olhão e aos pastéis de gema de ovos, de massa de amêndoa e de caramelo de Tavira. Não deve deixar de provar os vinhos da Lagoa, conhecidos internacionalmente, assim como os de Lagos e de Tavira e os vários licores regionais.


Doces do Algarve

MADEIRA

De entre todas as especialidades da Madeira, há que destacar as deliciosas "espetadas" com carne de vitela, os bifes de atum e o excelente peixe espada. Vale também a pena provar o "inhame".

O "Bolo de mel" é excelente, mas deve-se dar especial atenção aos frutos tropicais, como as bananas, as papaias, os abacates, os frutos da paixão e as mangas. Os vinhos da Madeira são famosos em todo o mundo.

AÇORES

Nestas nove ilhas será presenteado com deliciosos peixes grelhados e com pratos originais como a sopa do Espirito Santo, o alambique, o saboroso polvo cozido com vinagre, a vitela à Terceira, a batata doce com linguiça e o famoso cozido de São Miguel que é aquecido na lava do vale das Furnas.

A pastelaria das ilhas é também muito variada e atractiva. O queijo do Pico é servido normalmente com um excelente pão de milho. Os ananases são excelentes, assim como os vinhos da região, como o Verdelho do Pico, que é sempre um vinho excelente.

Portugal > Gastronomia > Gastronomia Regional

|

Portugal Virtual


Gastronomia regional